Criar uma Loja Virtual Grátis
As manhosas carpas húngara e espelho
As manhosas carpas húngara e espelho

Carpa Húngara e Carpa Espelho

Desculpem-me, mas aqueles que dizem que uma carpa não rende uma boa briga, com direito a cansar o braço do pescador, nunca pegou uma carpa, e se pegou, é daqueles pescadores que pescam carpa com vara de marlim e simplesmente rebocam o peixe a qualquer custo. As carpas húngaras e espelhadas, por muitos também recebem o nome de Carpa Comum, mas não devem ser chamadas assim. Originarias do continente Europeu, estas carpas são peixes que podem ser considerados, aos pesqueiros, peixes de grande porte, podendo serem encontrados exemplares com pesos superiores a 30kgs. Na natureza a historia é diferente, lá elas podem alcançar até mesmo os 60kgs, isso em sua terra natal. Estes peixes passam a maior parte de tempo no fundo, onde são capturados mais comumente. São manhosas, e costumam a ‘’mamar’’ muito na isca até resolverem coloca-la na boca e dar a chance de uma fisgada ao pescador, assim, exigindo muita paciência.

Carpa espelho:

 

 Carpa húngara:

 Para a pesca destes tipos de peixe recomenda-se pescar junto ao fundo, tanto em rios, lagos ou represas. Veja a seguir dicas preciosas para que o sucesso se faça presente em sua pescaria de carpa húngara e espelho:

  • Varas lisas:

Varas: Podem ser tanto de bambu como telescópicas, dos mais diferentes materiais. Como existe o risco de aparecer um grande exemplar, são recomendadas varas de ação media/pesada, com tamanhos entre 2,7 e 5,6m.

Linhas: Estas devem aguentar pelo menos algo em torno de 25 a 40 libras. Então linhas 0,30 e 0,45mm são uma excelente opção.

Anzóis: As carpas não possuem bocas grandes, então anzóis 1/0 já estão de tamanho excelente.

Chumbos: Algo em torno de 10 a 15 gramas, para que a isca realmente chegue ao fundo.

Iscas: Massas, tanto industrializadas como caseiras, geralmente com essência de banana, mel e amendoim são as que produzem melhores resultados. Pedaços de banana, goiaba, minhocas e miolo de pão também são boas opções.

  • Pesca de arremesso:

Modo mais indicado para capturar as carpas, já que estas são mais reservadas e os maiores exemplares geralmente estão no meio dos lagos.Recomenda-se:

Varas: Tamanho entre 1,8 e 2,7m, entre 20 e 30 libras. Existem, no mercado, varas telescópicas com passadores para linha, que aceitam molinetes ou carretilhas próprias para a pesca de carpas. Estas são excelentes, pois além do baixo custo e fácil transporte atenderão, sem duvida, todas as necessidades do pescador.

Molinetes: Mais indicados que carretilhas para essa pesca, por se tratar de arremessos mais longos, devem ter capacidade mínima de 200 m de 0,30mm. Molinetes de tamanho 3500 a 5000 são boas opções. O tamanho do molinete também varia de acordo com o lago, então se o tanque for pequeno, nada impede de você usar um molinete menor, com menos capacidade de linha, se os 200m não se farão necessários.

Linhas: Devem ser um pouco mais resistentes do que as usadas em varas lisas, pois no meio do tanque estão os maiores exemplares. Opte por uma linha entre 0,37 e 0,45mm.

Chumbo: Para o arremesso ser eficiente, algo em torno de 15 a 25 gramas, em formato oliva ou arroz são os ideais.

Anzóis: 1/0 são os mais indicados.

Iscas: Uma gama grande é aceita pelas carpas. Massas, na minha opinião e experiência, sempre produzem bons resultados. Se você não quiser ou não encontrar uma massa industrializada, não existe nenhum problema em fazer uma massa casearia. Uma receita de grande produtividade você encontra aqui no Universo da Pesca, vá em- Massas – Massa para pesca de carpa. Miolos de pão, pedaços de frutas como banana, manga e outras também dão bons resultados.

Uma duvida ainda está na sua caneca, não é mesmo? Como montar o sistema. Se a resposta for esta, é o seguinte:

Pegue a linha que vem do seu molinete, ou carretilha, e antes de tudo, passe-a por todos os passadores existentes em sua vara. Após isso, pegue o chumbo indicado e passe o pela linha. Importante, não amarre-o para fixa-lo, ele deve poder correr livremente pelo fio. Abaixo do chumbo, amarre um pequeno girador para limitar a passagem do chumbo. No mesmo girador, porem do outro lado, amarre aproximadamente 30cm de linha. O mais aconselhável é que esta seja de multifilamento ( pano) para a isca ter mais movimento em agua. Depois. Basta amarrar o anzol e está pronto para pescar.

 

Boa Sorte

Siga as dicas e os resultados virão

Boas Pescas e um grande abraço

Universo da pesca

Junior