Os nojentos, inconvenientes e indesejáveis limboso
Os nojentos, inconvenientes e indesejáveis limboso

Limbosos, pra que não sabe, é uma denominação dada aos bagres marinhos, principalmente aos de pequeno porte. Pra você que me achou muito exagerado no titulo, particularmente, creio que ainda peguei leve, afinal, quem gosta de fisgar um bagre? Além de um pegajoso muco que eles possuem em seu corpo, um cheiro característico de um legitimo limpa trilhos, ferroes afiados e prontos para acabar com uma de suas pescarias, este peixe também não é nada esportivo e não é bom de mesa. Bom, essa é a minha opinião. Já escutei pescadores que fazemexcelentes pratos, no ponto de vista deles, com esse barbudinhos. Pirão, caldinho, e até mesmo frito acompanhado de uma loira gelada dizem que fica uma delicia, mas eu, nunca experimentei. Mas para você, que gosta deste peixe que é um dos mais abundantes em nossos mares, eis umas dicas para fisga-los. Você pode pensar que com todas essas criticas nunca pesquei bagres, não é mesmo? Muito pelo contrario, tenho receio só de escutar em falar deles, pois todas as vezes que saio para pescar, eles sempre se fazem presentes, e não em pequeno número. Eu literalmente fofo o balde destas preguinhas.

Veja a seguir como pega-los na praia:

  • Pesca de praia:

Varas: As tradicionais servem, entre 2,7m e 5,4m, com casting entre 80 e 120 gramas.

Molinetes: Os bagres não costumam ficar muito longes da areia, e geralmente estão no primeiro ou segundo canal. Molinetes com capacidade de 100 metros de linha 0,30mm são os mais indicados.

Linhas: Linhas de monofilamento 0,23 a 0,31 são as mais indicadas. Dentre as multi, deve-se usar espessuras entre 0,18 e 0,25mm.

Anzóis: Os maruseigos são os mais usados, entre os tamanhos 10 e 18. Gamakatsus entre 7 e 9 também podem ser usados. 

Chumbos: Formato piramidal, entre 70 e 120 gramas soa os ideais.

Chicotes: Os comprados prontos para a pesca de praia são os melhores, preferencialmente com três anzóis, pois quando se encontra um cardume, eles vem em ‘’penca’’.

Iscas: Estes peixes comem de tudo e quanto mais forte cheirar melhor. Camarão que sobra de uma pescaria geralmente não deve ser congelado uma segunda vez, pois fica meio apodrecido e a maioria dos peixes não o aceitam mais, mas o bagre o prefere assim. Minhocas de praia e pedaços de sardinha tambem são excelentes opções.

 

 

Espero ter ajudado você, pescador de bagres

Grande abraço, brincadeiras a parte

Universo da Pesca

è Junior