Carpa capim, a mais querida da família!
Nada justo seria querer comparar a briga de uma capim com a de uma cabeçuda, afinal, nossa amiga filtradora pode atingir o dobro, se não o triplo do peso da nossa querida carpa capim. Querida porque ? Simples, ela possui a melhor qualidade de carne de todas as carpas e dá uma briga emocionante ao pescador quando fisgada. Esta, até mesmo, pode saltar para fora da agua na tentativa de livrar-se do anzol, coisa que as outras espécies da família não fazem. A carpa capim é a mais arrisca de todas, ficando concentradas, na maioria dos casos, apenas no meio dos lagos. Esta espécie pode atingir ate os 30kgs e medir pouco mais de 1 metro. Pra quem nunca viu, ou viu e não sabia que peixe era, eis abaixo uma carpa capim:
Acompanhe agora algumas dicas para pesca-las:
Varas: Podem ser tanto de bambu como telescópicas, dos mais diferentes materiais. São recomendadas varas de ação media/pesada, com tamanhos entre 2,7 e 5,6m.
Linhas: Estas devem aguentar pelo menos algo em torno de 20 a 30libras. Então linhas 0,30 e 0,40mm são uma excelente opção.
Anzóis: As carpas não possuem bocas grandes, então anzóis 1/0 já estão de bom tamanho.
Chumbos: Algo em torno de 10 a 15 gramas, em formato oliva ou arroz.
Iscas: Massas, tanto industrializadas como caseiras, geralmente com essência de banana são as que produzem melhores resultados. Pedaços de banana, pedaços de fígado, minhocas e miolo de pão também são uma boa pedida.
Como estes peixes são bastante arriscos, este é o modo mais indicado para pesca-los:
Varas: Tamanho entre 1,8 e 2,7m, entre 20 e 30 libras. Existem no mercado, as próprias varas chamadas de careiras.Estas são excelentes, pois além do baixo custo e fácil transporte atenderão, sem duvida, todas as necessidades do pescador.
Molinetes: Mais indicados que carretilhas para essa pesca, por se tratar de arremessos mais longos, devem ter capacidade mínima de 200 m de 0,30mm. Algo em torno de tamanhos 3000 ou 4000 já está de acordo.
Linhas: Opte por uma linha entre 0,37 e 0,45mm.
Chumbo: Algo em torno de 15 a 25 gramas, em formato oliva ou arroz são os ideais.
Anzóis: 1/0 são os mais produtivos.
Iscas: Massas caseiras ou industrializadas são uma boa pedida. Uma boa receita de massa você encontra neste site, Universo da pesca. Para vê-la, vá em –Massas – Massas para pesca de carpas. Fígado, coração suíno e bovino e banana em rodelas também são boas iscas.
Boias: Pode-se optar por usa-las ou não, mas elas, neste tipo de pescaria, ajudam sim. Elas devem ser tipo cevadeira ou torpedo.
Como montar o sistema:
Na linha principal, amarre sua boia. Em seguida, passe o chumbo indicado pela linha e deixe-o correr livremente pela linha. Não faça nós para prende-lo ao fio. Depois, amarre esta linha num lado de um girador. No outro lado do girador, amarre algo em torno de 1m a 1,8 m de linha e depois amarre o anzol. Agora é pescar e fofar o balde.
Boa Sorte
Boas Pescas e um grande abraço
Universo da pesca
Junior