Nativas do continente Africano, hoje, as tilápias sao os peixes mais comuns existentes nos pesqueiros, e tambem os mais desejados para quem procura uma boa porção de peixe frito, ao forno ou assado.Existem muitos tipos de tiulápias, mas ou mais comuns em pesqueiros sao a nilotica e a rendali. A tilápia é um peixe de corpo ligeiramente alongado, puxando mais para um formato oval. Ela possui uma fileira de espinhos muito afiados em seu dorso, e tambem um espinho grande e afiado que se localiza proximo a nadadeira anal. Suas escamas sao uniformes e pequenas, com tonalidades que podem variar desde um prateado, cinza fosco até um cinza escuro, quase que puxando para o preto. Isso varia muito de espécie para espécie, mas tambem pode ser esplicado por um processo chamado mimitismo, que é quando o peixe muda sua coloração de acordo com o ambiente onde vive para atender suas necessidades. As tilápias nao sao consideradas peixes de grande porte, pois nao costumam ultrapassar os 3kgs em pesqueiros e em natureza, mas ao longo de muito tempo, nao é impossivel alguns exemplares chegarem até mesmo a 8 kgs, isso mesmo, 8 kgs. Ela tambem nao é considerada um peixe muito esportivo, mas se fisgada com o material certo, isso é, proporcional, ela oferece uma boa briga.
Imagem de tilápia:
Como pesca-lás ? Bom, existem muitas maneiras, como a pesca de barranco com vara caipira ( bambú) ou com vara telescópica, a pesca de barranco tambem pode ser feita de arremesso, fazendo o uso de pequenos molinetes e carretilhas que vão de pequeno até medio porte. Tambem, ao contrario do que muitos dizem e pensam, podem ser capturadas com iscas artificiais, como iscas que imitem cigarras, pequenos spiners, ou até mesmo com as convencionais usadas para a pesca das trairas.
>Pesca de barranco com varas de bambu ou telescópicas:
Nesta deve-se optar por varas que vão de 1,8m a 5m, tudo depende do tamanho do lago, ou da represa, e se existem arvores, por exemplo, que impossibilitem o pescador de fazer o uso de varas maiores.
Linhas: Estas podem ser tando de monofilamento - nílon, como de monofilamento - pano, e devem estar entre as espessuras de 0,18 a 0,35mm.
Anzois: Pode-se usar anzois do tamanho 10 até o tamanho 16, isso no comum maruseigo.
Chumbadas: Para este tipo de pesca o chumbo nao tem que ter uma funcionalidade tao grande para arremessos, ele apenas serve para afundar a isca. Então, chubos de 2 a 5 gramas já estão de excelente tamanho.
Iscas: As tilápias aceitam muito bem uma infinidade de iscas, como as tradicionais massas fornecidas pelos proprios pesqueiros, a querida minhoca, que nao tem peixe que não coma, insetos como bichos da laranja, pedaços de capim e miçangas grandes tambem podem ser usadas.
> Pesca de arremesso:
Molinetes: Para este tipo de pesca aconselha-se fazer o uso de molinetes de tamanho 500 até 3500, para que se tenha uma boa briga com um exemplar até mesmo de porte médio.
Varas: As varas devem ter entre 1,5 m e 1,8 m, e sua classe deve ficar em torno de 8 a 17 libras.
Linhas: Entre 0,18 e 0,35mm.
Anzóis: Modelos maruseigo sao os melhores, entre os tamanhos 10 ao 16.
Chumbos: Diferentemente da pesca de varas lisas, aqui o chumbo tem função muito importante no arremesso. Ele deve ter entre 10 e 15 gramas.
Boias: Entre as numerações 4 e 7.
Iscas: Podem ser usadas massas, minhoca, larvas, grama, cupins, formigas, etc.
Artificiais: Pequenos spiners de tamanho 0 ao 4, iscas de superficie que imitem uma mosca ou uma cigarra, iscas com hélice, ou iscas tradicionais, de meia água ou até mesmo de fundo de 4 a 8 cms tambem dao bons resultados.
Espero ter ajudado
Boas pescas
Universo da Pesca
---> Junior