Criar uma Loja Virtual Grátis
Miraguaia, a gigante da beira de praia.
Miraguaia, a gigante da beira de praia.

Miraguaia. A gigante das praias

Burriquete, como é chamada aqui no sul do país, e curuca quando pequenas, até 3kgs, a miraguaia é um peixe que muitas vezes é confundida com a corvina. Algo que permite uma separação, ou identificação segura desta espécie é a presença de um segundo raio, extremamente duro, localizado próximo a região anal. A miraguaia se faz presente em uma serie de lugares que possuam agua salgada ou salobra, como em baias, estuários, praias e alto-mar. São peixes de grande porte, podendo a pesar até 50kgs e atingir mais de 1,2m de comprimento. Veja um verdadeiro gigante da areia abaixo:

 Ficou empolgado e está afim captura-las? Veja a seguir como.

  • Pesca de praia

As miraguaias, principalmente na pesca de praia, são pescadas com maior intensidade e se fazem mais presentes nas aguas costeiras nas épocas mais frias do ano, entre os meses de junho e julho. Para pesca-las a beira mar é necessário:

Varas: Estas deve ter tamanho entre 3,6 e 5,4m, de ação media/pesada, com casting entre 100 e 200 gramas. Casting: ( Capacidade de chumbada da vara).

Linhas: Devem ter capacidade de no mínimo 15 quilos, então linhas em torno de 0,30 ou 0,40mm são as ideais.

Anzóis: Os de formato circular são os mais indicados, entre 2/0 e 4/0.

Carretilhas e molinetes: Devem ter grande capacidade de linha, por um grande exemplar poder ser fisgado e levar muitos metro de linha ao realizar as famosas e incontroláveis corridas das miraguaias. Molinetes de tamanhos entre 4000 e 6000 são os mais indicados. É importante observar o fato de que estes, por questão de segurança, devem ter capacidade mínima de 200m de linha 0,35mm.

Chumbada: Dependerão da força e intensidade da maré, mas 100 gramas costuma funcionar para todas. Caso a mare estiver mais forte, opte por 120 ou 150 gramas. Formato pirâmide para a pesca de praia e o mais indicado, por fornecer uma ancoragem na areia mais eficiente.

Chicotes: Não se deve, em hipótese alguma, usar chicotes comuns de praia para a pesca das burriquetes. Saiba, se você estiver fazendo isso, correra um grande risco de não conseguir traze-la a areia. Confeccionados em casa, com linhas 0,50 ou 0,60 mm, com um ou dois anzóis são os ideais.

Iscas: Na praia as mais produtivas são as tatuíras, também chamadas de tatuís, camarões iscados inteiros, corruptos e marisco são as melhores.

  • Pesca embarcada

Esta geralmente é feita em baias ou alto-mar. Nestes locais geralmente estão as matrizes, ou seja, as gigantes da espécie. Para esta pesca, deve-se usar:

Varas: Entre 1,5 e 1,9 metros, entre 20 e 40 libras.

Molinetes ou carretilhas: Carretilhas grandes são indicadas para esta pesca, as de perfil alto são as ideais. Molinetes entre 4000 e 6000 também são boas opções. Ambos devem ter capacidade de 200 metros de 0,40mm.

Linhas: Entre 0,40mm e 0,50mm.

Anzóis: Circulares, em torno de 2/0 ate 4/0.

Chumbos: Dependem de maré. Em mares mais fracas usa-se chumbos com menos peso, já em mares mais fortes usam-se chumbos maiores, mas geralmente eles se encontram entre 50 e 80 gramas.

Iscas: Siris e caranguejos vivos, camarões vivos, sardinhas vivas e lulas inteiras são as que produzem melhores opções.

Chicotes: Os comprados prontos, tradicionais, são muito fracos para este tipo de pesca. Recomenda-se faze-los em casa, com linhas 0,50 ou 0,60mm.

Iscas artificiais: Também produzem resultados. Entre as melhores então jumping-jigs entre 20 e 40 gramas e grandes shads.

 

 

Espero ter ajudado

Boas pescas

Universo da Pesca

Junior