Criar uma Loja Virtual Grátis
Lambari, o pequeno brigador!
Lambari, o pequeno brigador!

Este pequeno peixe, certamento, foi o primeiro de muitos no ramo da pesca. Não é a toa, pois ele está presente em praticamente todos os rios de nosso país, de norte a sul, leste a oeste. Eles costumam viver em pequenos cardumes, de dezenas até milhares de individuos, dependendo da época e do local. Frequentam corredeiras, águas paradas, ressacas, lagos e lagoas, represas, etc. Podem ser pescados de janeiro a janeiro. Muitos não notam, mais existem muitas especies de lambari, popularmente diferenciadas pela cor de seu rabo, como rabo vermelho, branco e rabo amarelo. Veja:

Lambari do rabo vermelho

 

Lambari do rabo amarelo

 

Lambari do rabo branco

 

Eles podem ser pescados de muitas maneiras, como com varas lisas, molinetes e até mesmo com iscas artificiais.

> Varas lisas:

Varas: Podem ser usadas varas de bambu ou telescópicas, de 1,8m a 4,5m. Tudo depende do local onde voce pescará.

Linhas: De 0.15 a 0,25mm

Boias: Tamanhos 1 e 2.

Chumbos: Devem ser de formato oliva ou ervilha, de pesos entre 2 e 5 gramas.

Anzois: Estes devem ser bem pequenos, entre os tamanhos 10 e 16, optando pelo maruseigo.

Iscas: Existem muitas opçoes, mas pedacinhos de queijo azedo, bolinhas de pao, sagu cozido e bolinhas compradas prontas para a pesca desse valente sao as que dao melhores resultados.

 

> Molinetes: Sistema cestinho cevador

Varas: de 4 a 10 libras, entre 1,5 e 1,9m.

Molinetes: Opta-se pelos menores possiveis para proporcionar a maior esportividade. Ultralights e micros, de tamanho 500 até no maximo 1000 tambem podem ser usados.

Linhas: Com segurança pode-se usar de 0,18 a 0,25.

Chicote com cevador: Compra-se um chicote montado com anzois e um cesto cevador. Este possui, na maioria das vezes, 5 anzois, iscados com miçangas, e em baixo, um cesto cevador. Veja:

 

Amarre-se este chicote no conjunto de vara e molinete, e arremessa-se e vem recolhendo ou pesca-se na vertical, tanto embarcado quanto em trapiches, plataformas. Dentro do covo coloca-se quirera azeda ou massa, e esta vai deixando essa massa sair ao longo go tempo sobre os anzois. Quando os lambaris vem comer esta massa, pó, quirera, eles se confundem e acabam comendo as miçangas. Simples não? Nem precisa iscar!

Espero ter ajudado

Boas pescas

Universo da Pesca

-->Junior