Catfish, o americano mais conhecido do Brasil
Catfish, o americano mais conhecido do Brasil

Catfish, o americano mais conhecido do Brasil.

Sinceramente, quem não gosta de uma boa moqueca de peixe, aquela feita no capricho, com pimentão, leite de coco, e todos aqueles outros temperos caseiros? É de dar agua na boca, não é mesmo? E o principal, o qual sem não existiria esta receita, o peixe.

Grande parte sabe que um dos melhores, ou os melhores peixes para fazer a moqueca são os peixes de couro, como pintado, cachara, e o catfish. Este peixe, trazido dos Estados Unidos, adaptou-se muito bem ao nosso clima, aguas, e hoje pode ser encontrado com extrema facilidade em todos os pesque pagues. Esta espécie e uma boa pedida para se buscar no inverno, ou ate mesmo naquelesdias mais frios, quando todos os outros decidem por se entocar e não comer.

O catfish é um peixe da família dos bagres, como antes já foi mencionado, muito esportivo, que chega a pesar ate 10kgs. Os catfishs são peixes que não possuem uma dentição verdadeira, apenas possuem uma pequena serra, lixa. Para você que ainda não o conhece, ou que não lembra ao certo como este peixe é, veja:

 

De inúmeras formas podemos captura-los. Veja a seguir algumas da dicas mais preciosas para o sucesso ser certo neste tipo de pescaria.

  • Varas lisas:

Varas: As varas devem possuir uma resistência média, e devem ter entre 1,8m e 4,6m.

Linha: A linha mais indicada para este tipo de pesca é uma monofilamento superior a 0,30mm, ou uma multifilamento maior que 0,23mm.

Anzol: Como os bagres possuem boca grande, e com o catfish não é diferente, anzóis 1/0 e 2/0 são uma boa pedida.

Chumbo: Estes, aqui, não terão função de arremesso, portanto chumbadas entra 2 e 5 gramas já são suficientes, de formato oliva, arroz ou ervilha.

Boias: Podem ser utilizadas, assim como pode optar-se por deixa-las de lado. Elas, se usadas, devem estar entre a numeração 03 a 05.

Fluocarbono: O catfish possui uma serra em sua mandíbula, e se for pescado com linhas muito finas, por assim estar buscando maior esportividade, vale usar um líder de fluocarbono maior que 0,40mm para que ele não rompa a linha.

Iscas: Este peixe aceita uma boa diversidade de iscas. As mais produtivas são pedaços de tuvira, bichos do pão, minhoca, salsicha,pedaços de lambari, etc.

  • Pesca de arremesso:

A pesca desta espécie feita de barranco usando molinetes ou carretilhas também é muito produtiva. Veja quais matérias usar:

Varas: Devem ter entre 1,5 a 1,8m, de ação lenta/media, entre 8 e 17 libras.

Linhas: Monofilamentos em torno de 0,30 e 0,40mm.

Molinetes: Estes devem ter capacidade de no mínimo 100m de linha 0,30mm. Molinetes de tamanho entre 2000 e 4000 são uma boa pedida.

Carretilhas: De perfil baixo, com capacidade mínima de linha de 100m de 0,30mm.

Anzóis: 1/0 ou 2/0, dependendo do tamanho dos espécimes que o lago abriga.

Chumbos: Para arremessos longos e eficientes, eles devem pesar entre 10 e 15 gramas, de formato oliva, arroz ou ervilha.

Fluocarbono: O catfish possui uma serra em sua mandíbula, vale usar um líder de fluocarbono maior que 0,40mm para que ele não rompa a linha.

Iscas:. As mais produtivas são pedaços de tuvira, fígado, bichos do pão, minhoca, salsicha, etc.

Para este esquema, aconselha-se a pesca no fundo, então a boia não se faz necessária. Veja como fica o esquema.Pegue a linha principal e passe o chumbo indicado por ela. Importante, não amarre-o para fixa-lo, ele deve poder correr livremente pelo fio. Abaixo do chumbo, amarre um pequeno girador para limitar a passagem do mesmo. No mesmo girador, porem do outro lado, amarre aproximadamente40 cm de linha  Depois. Basta amarrar o anzol e está pronto para pescar.

 

Boas pescas

Universo da Pesca

Junior