Uma grande pescada amarela, certamente, é o desejo de muitos dos pescadores de baias e estuários. A reputação de peixe nobre, brigador e bom de mesa não é concedida a este peixea toa. Ele possui uma das melhores carnes dos oceanos, branca, macia, sem muitos espinhos. Particularmente, prefiro a carne de pescada à carne do linguado ou do robalo. Além disso, quando fisgada, com o material certo, valoriza demais, fazendo o peixe parecer 10 vezes maior do que ele é. Certo, uma grande amarela não costuma proporcionar saltos espetaculares como os do robalo, mas em compensação, suas corridas são muito fortes e longas, fazendo o pescador realmente cansar o braço. Elas podem atingir os 20kgs e medir mais de 100cm.Para você que não conhece este lindo peixe, confira:
Créditos pela imagem: https://trofeugrandespescadores.blogspot.com.br/2010/07/pescada-amarela-268kg.html
Encontramos as mais abundantemente, como já dito antes, em estuários. Neste locais, vale procurar em canais de mangue com grandes profundidades e preferencialmente com fundo de laje. Além disso, elas também podem ser encontradas em torno de ilhotas com fundo pedregoso. Devido a pesca deste peixe ser feita em grandes profundidades, consequentemente ela é feita de modo fundeado e em geralmente embarcada. Veja a seguir como capturar esta espécie boa de prato e boa de briga:
Varas: Podem ter entre 1,5 e 1,9m, entre 12 e 25 libras.
Carretilhas: Preferencialmente devem ser de perfil baixo, com capacidade mínima de 100 metros de linha 0,30mm.
Molinetes: Estes devem poder conter no mínimo 100metros da linha usada. Tamanhos entre 2000 e 4000 são os ideais.
Linhas: Monofilamentos opte por 0,30mm ou mais. Já as multifilamentos permitem que o pescador use linhas mais finas, em torno de 0,25mm.
Anzóis: Comoa pesca da pescada amarela geralmente é feita com uso de isca viva, use os modelos robaleiros, entre 2/0 e 3/0.
Chumbos: De formato gota. O peso dependerá da maré, podendo variar desde 40 ate 120 gramas.
Chicotes: Devem ser feitos em casa, com líderes de monofilamento superiores a 0,40mm ou com linhas monofilamentos superiores a 0,50mm. Isto porque a pescada possui pequenos dentes, capazes de romper a linha. Eles devem conter 2 pernadas ou uma, depende do pescador, não há diferenças. Se você não sabe fazer este chicote, você encontra um vídeo mostrando como fazer um no nosso canal do youtube: Universo da Pesca.
Iscas: As que produzem melhores resultados são as sardinhas e os camarões, sempre vivos.
Espero ter sido útil
Grande abraço, Boas pescas
Universo da Pesca
àJunior